2 milhões de brasileiros podem ficar sem água para beber no sertão
Foto: José Patrício/ Estadão/Arquivo
Parece filme de terror, mas no ano em que pode ser registrada a seca mais severa do século no Brasil, o governo diz que dinheiro para água no sertão, os recursos da Operação Carro-Pipa terminam no final deste mês. Isso significa que essa operação, mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro, pode ser suspensa, deixando milhões de brasileiros sem água. Essa operação é responsável por levar água para municípios sem rede de abastecimento e que estejam totalmente sem água nas cisternas.
A situação pode agravar a seca enfrentada em áreas rurais do semiárido brasileiro onde mananciais e cisternas já não têm água, antes mesmo do pior período de estiagem. Nesses locais, se o carro-pipa não chega, não há água para situações básicas para a sobrevivência humana, como consumo. Esses municípios reúnem cerca de 2 milhões de brasileiros.
Em fevereiro deste ano, a operação foi interrompida por alguns dias por falta de recursos, já que o Orçamento 2021 não havia sido aprovado. Agora, de acordo com o MDR, as verbas serão insuficientes para garantir a operação até o fim do ano. A previsão é que os recursos do MDR acabem até o fim do mês de agosto, situação que deixou em alerta as defesa civis regionais e pipeiros, os motoristas dos caminhões-pipa.