BYD amplia investida no Brasil e já planeja mais uma fábrica no Rio Grande do Sul
A BYD se prepara para ampliar sua investida no mercado brasileiro. Após assumir a fábrica da Ford em Camaçari (BA), a montadora chinesa abriu negociação para mais uma unidade produtiva no país, desta vez no Rio Grande do Sul, onde deve fazer peças e possivelmente ônibus elétricos.
O novo investimento se somará aos R$ 3 bilhões já anunciados para a fábrica na Bahia e aos R$ 800 milhões destinados para a produção da nova geração da bateria Blade, além de outros componentes, também na unidade de Camaçari.
Ex-ministro das Cidades no governo Temer e atual vice-presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy é quem tem trabalhado nas negociações. Recentemente ele esteve no Sul do Brasil e conversou com governadores da região, em especial sobre as tratativas da por enquanto embrionária fábrica no RS. O novo projeto chegaria para reforçar o que já é desenvolvido pela empresa em Campinas, com foco na eletrificação da frota para transporte de passageiros.
Na Bahia, a BYD se prepara para iniciar sua produção no começo de 2025. Por lá, serão produzidos alguns de seus veículos mais vendidos, como Dolphin Mini, Dolphin e Song Plus. Espera-se também que a picape Shark seja fabricada por lá, mas a BYD afirma que ainda é cedo para cravar a produção do utilitário por lá.
O investimento bilionário na Bahia será utilizado na instalação de três fábricas, o que segundo a marca deve gerar 1.200 empregos diretos. Além dos veículos, haverá processamento de lítio e ferro fosfato, voltados para exportação. A montadora criou uma área específica para a divisão de energias, que fará parte de um novo negócio.
Camaçari ainda terá fábrica de chassis para produção de caminhões elétricos. São modelos dos três segmentos: leves elétricos e médios e pesados híbridos.
“Estamos em ritmo acelerado para poder ter a cadeia completa e passar a usufruir do incentivo fiscal”, declarou Alexandre Baldy.