Capital do Pantanal é ‘engolida’ por fumaça de incêndios no bioma;
Corumbá (MS), conhecida como a capital do Pantanal, amanheceu, nesta segunda-feira (24), completamente encoberta por uma densa nuvem de fumaça provocada pelos incêndios no bioma. No horizonte, só é possível enxergar uma densa névoa cinza.
Imagens mostram o antes e o atual cenário de um dos pontos mais altos de Corumbá. As duas fotos acima foram feitas em um dos principais pontos turísticos da cidade, o “Cristo Rei do Pantanal”.
A fotografia à esquerda da montagem acima mostra os prédios e a cidade, em um horizonte limpo. O registro foi feito em 13 de dezembro de 2023, quando o letreiro em homenagem à Corumbá foi inaugurado. Já a foto à direita, com a nuvem cinza sobre a cidade, foi feito nesta segunda.
No atual cenário, os prédios e casas de Corumbá não são vistos. A região do Pantanal, que antes surgia verde ao fundo do município, também foi encoberta pelo cinza provocado pelo fogo no bioma.
Adriana Pacheco, que mora em Ladário (MS), cidade vizinha à Corumbá, tem enfrentado os incêndios da maneira que pode. A convivência com a fuligem e a fumaça se tornou parte da rotina da dona de casa.
O funcionário público Ederaldo Militão de Oliveira relata o medo e desespero ao ver o bioma arder em chamas. Além da apreensão, a dificuldade em respirar também tem sido rotina na vida dos corumbaenses.