Codesal cancela simulação de evacuação devido a iminência de acionamento das sirenes
As simulações de evacuação agendadas para este sábado (5) às 9h da manhã, nas comunidades Mamede (Alto da Terezinha) e Baixa do Cacau (Lobato/S.Caetano), foram canceladas devido a possibilidade do acionamento das sirenes no Sistema de Alerta e Alarme de algumas áreas de risco. As informações são da Defesa Civil de Salvador (Codesal).
De acordo com o protocolo do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), as sirenes devem ser acionadas em caso de chuvas intensas e um acumulado de 150 mm em 72h, além de previsão de continuidade de chuvas fortes.
Após o acionamento das sirenes, os moradores devem deixar suas casas e se dirigirem para os abrigos provisórios instalados, no caso de Mamede, na Escola Municipal Santa Terezinha (Alto da Terezinha), e na Baixa do Cacau na Escola Municipal Coração de Jesus (Lobato).
Caso as sirenes de outras localidades sejam acionadas, os moradores devem se dirigir aos abrigos já determinados na formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e em simulados anteriores.
A Codesal segue em esquema de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. A Codesal também encaminha mensagem de texto (SMS) para o celular, onde o cidadão recebe informações sobre situações de riscos que podem ser ocasionadas, sobretudo, pelas chuvas. Para receber as informações, basta enviar uma mensagem de celular para o número 40199, informando o CEP de residência. O serviço é gratuito.
Foto: Prefeitura Municipal de Salvador