Comunidade Quilombola receberá projeto Saúde Mais Perto
Moradores da Comunidade Quilombola de Lajes Negro, no município de Campo Formoso, no Norte da Bahia, receberão no dias 09 e 10 de fevereiro o Projeto Saúde Mais Perto, onde terão acesso diversos tipos de saúde e cidadania. A ação é realizada pela Secretaria da Saúde do Estado em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia.
De acordo com o Governo, serão disponibilizadas mil consultas oftalmológicas, com triagens para cirurgias de catarata e limpeza de lentes para pessoas que já realizaram cirurgias de catarata. Estão previstos também, 2.100 atendimentos na área odontológica, durantes seis dias. Além de exames pré operatórios de ultrassonografia, eletrocardiograma,raio x e exames laboratoriais. Mulheres de 40 a 69 anos de idade, terão acesso a mamografias. O público feminino também poderá fazer exames ginecológicos preventivos. Também serão realizadas consultas médicas de triagem de cirurgias eletivas para retirada do útero, vesícula e hérnia e avaliação nutricional, aplicação de vacinas contra a Covid-19 e vacinas de rotina como febre amarela, hepatite e tétano. Também serão feitos testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis.
A carreta do Sac pretará atendimentos durante três dias com serviços de emissão de RG, CPF, antecedentes criminais, cadastramento da biometria do título de eleitor e balcão de atendimento do Governo do Estado.
Para ter acesso aos atendimentos é necessário apresentação do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Quem deseja realizar exame de ultrassonografia deve levar a requisição médica.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA