Saúde

Estudos mostram que dose de reforço da Coronavac aumenta proteção em até 5 vezes

Foto: Divulgação

Uma dose de reforço da vacina Coronavac aumenta a resposta imune contra o coronavírus, seja 28 dias, seis ou oito meses após a aplicação das duas doses iniciais. É o que aponta dois estudos conduzidos pela farmacêutica Sinovac, Os resultados da vacina foram testados tanto em adultos chineses de 18 a 59 anos quanto em idosos acima dos 60. A Coronavac é produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.

O primeiro estudo de fase clínica avaliou a resposta imune de adultos saudáveis dos 18 aos 59 anos, após receberem a dose de reforço da Coronavac, em dois intervalos distintos. No primeiro, a dose de reforço aplicada 28 dias após a segunda dose gerou um nível de anticorpos neutralizantes de três a cinco vezes maior do que aquele encontrado em pacientes que tomaram apenas a segunda injeção.

O segundo estudo, feito com idosos acima dos 60 anos, testou o nível de anticorpos gerados pela aplicação da dose de reforço oito meses após a segunda dose. Os resultados mostraram que, sete dias depois, a dose adicional já induzia um aumento de anticorpos neutralizantes aproximadamente sete vezes maior do que os verificados no 28º dia após a segunda dose.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *