BrasilDestaquePolítica

Ex-presidentes e parlamentares de 26 países alertam para risco de golpe no país

Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um documento, assinado por mais de 150 parlamentares, ministros e ex-presidentes de 26 países, divulgado na manhã desta segunda-feira (6) pelo instituto Progressive International, alerta para uma “insurreição que põe em risco a democracia no Brasil” no 7 de Setembro. Em atrito com os outros poderes da República, o presidente Bolsonaro tem instado a militância a participar dos atos anunciados para acontecer nessa terça-feira, 7 de setembro.|

A carta ressalta que “neste momento, o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, incluindo supremacistas brancos, policiais militares e servidores públicos de todos os níveis do governo, estão preparando uma marcha em todo o país contra a Suprema Corte e o Congresso em 7 de setembro, alimentando o medo de um golpe na terceira maior democracia do mundo”.

As marchas a que a entidade se refere estão sendo convocadas pelo presidente para esta terça-feira. Bolsonaro tem instado a militância a participar dos atos, os quais chegou a classificar de “nova Independência”. Em discurso após passeio motociclístico em Pernambuco, no sábado (4.set), falou em ruptura e disse que as manifestações servirão para colocar “no devido lugar” aqueles que não respeitam o povo — a quem chamou de “poder moderador” — ou “ousam não obedecer a Constituição”. 

Entre os signatários do documento estão os ex-presidentes Fernando Lugo (Paraguai) e Rafael Correa (Equador), parlamentares de países como Uruguai, Argentina, Reino Unido e Austrália, professores como Noam Chomsky e ex-chanceleres de diversas nações, a exemplo do brasileiro Celso Amorim. O Progressive International é uma organização internacional que reúne ativistas e organizações progressistas de todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *