Flipelô: último dia do evento acontece neste domingo (21)
Desde o dia 17 de novembro está ocorrendo mais uma edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), celebrando a memória do escritor Graciliano Ramos. A festa acontece no Centro Histórico de Salvador e os participantes têm acesso gratuito a todos os eventos.
Um dos principais objetivos da Flipelô é estimular a literatura e preservar a memória e o legado do escritor Jorge Amado.
A bibliotecária, Ingrid Paixão, que é já participou de todas as edições, conta à relação que tem com esse evento. “Eu frequento a Flipelô desde a sua primeira edição, em 2017, e confesso que amo saber que o Pelourinho além de ser um local que representa a nossa cultura, também é um espaço que aproxima as pessoas da literatura.” Ingrid também conta como foi a experiência com a Flipelô no ano passado, que ocorreu virtualmente por causa dos períodos mais críticos da pandemia do novo coronavírus. “Ano passado, com a pandemia, o evento ocorreu no formato virtual e apesar de ter sido muito bem organizado, ainda assim, senti falta demais do calor humano, da troca pelos olhos. Hoje, volto à Flipelô festejando a oportunidade de participar das rodas de conversa, dos encontros com autores e de ver a minha ancestralidade nas atividades literárias aqui na minha terra.”
Além de rodas de leituras, contação de poemas e histórias, a população também conta com música, a exemplo do show da cantora Margareth Menezes que acontece na noite deste sábado (20).
Vale lembrar que quem ainda não conseguiu participar, terá a oportunidade de prestigiar o último dia do evento neste domingo (21).