Guedes Guedes diz que emprego vai aquecer com avanço da vacinação
Foto: Reprodução
Ainda não é o fim da crise sanitária provocada pelo coronavírus, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, está otimista com o avanço da vacinação no País, com reflexos importantes no mercado de trabalho, em especial o informal, considerando também o formal.
Ele afirma que o avanço da imunização contra a doença facilitará o retorno ao mercado formal de trabalho. “Era um desemprego disfarçado em massa. Com a vacinação avançando, eles estão retornando ao trabalho e veremos uma aceleração desse emprego informal, além do formal”, projeta o ministro.
O trabalho informal, sem carteira de trabalho, concentra cerca de 38 milhões de brasileiros, que receberam o auxílio emergencial durante a pandemia de Covid-19, e foram batizados por Guedes como “guerreiros da informalidade”.
Sobre a regra de ouro, espécie de teto para a dívida pública que requer autorização do Congresso para ser superado, Guedes afirmou que a norma, definida pelo Artigo 167 da Constituição, “transformou-se numa ficção” e que é descumprida há cinco anos por causa dos déficits nas contas públicas. “Quando o governo tem um déficit, não cumpre a regra de ouro”, completou.