Justiça Eleitoral de Camaçari cassa mandato do vereador Val Estilos
Foto: ASCOM Câmara Municipal de Camaçari
Aceitando denúncia formalizada pelo Partido Progressistas (PP) de Camaçari, a 171ª Zona Eleitoral de Camaçari julgou nesta quinta-feira (19) Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por suposta prática de abuso de poder político e econômico contra o vereador Val Estilos (Republicanos) e determinou a cassação do seu mandato, ao pagamento de multa no valor de R$ 37 mil, à perda dos seu direitos políticos por oito anos, ficando inelegível por esse período, e ainda a cassação de todos os votos dados ao vereador. A decisão é de primeira instância e cabe recurso ao TRE-BA. O vereador continua cumprindo o mandato até decisão final.
A decisão da Justiça Eleitoral causou um clima de tensão e apreensão na Câmara de Vereadores, que pode passar por uma verdadeira “dança de cadeiras”. Isso porque se a decisão de anular os votos conquistados por Val Estilos for mantida, forçosamente terá que haver recontagem de votos, fato que pode modificar a composição da casa legislativa. A notícia surpreendeu até o executivo municipal, e no final do dia o prefeito Elinaldo Araújo convocou os vereadores de sua base para uma reunião de emergência.
De acordo com a denúncia formulada pelo PP, Val Estilos teria abusado de poder econômico durante a campanha municipal. Ele foi acusado de ter distribuído junto com seus santinhos cartão pessoal oferecendo serviços e procedimentos médicos. O vereador nega as acusações e afirma que sua assessoria jurídica está adotando providências para recorrer junto ao Tribunal Regional Eleitoral.
“Se for preciso iremos até o TSE provar minha inocência”, afirmou o edil. Ele acrescentou que suas contas de campanha foram aprovadas sem ressalvas pela Justiça Eleitoral.