BrasilDestaqueEconomia

País precisa de credibilidade para retomar crescimento, diz presidente do BC

Foto:Reprodução/ Presidente Campos Neto do Banco Central

O Brasil depende de recursos privados para retomar o crescimento econômico e, para isso, precisa construir credibilidade junto aos agentes de mercado. A afirmação é do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, feita em audiência pública na Câmara dos Deputados, na Comissão de Finanças e Tributação, onde discutiu o cenário econômico do Brasil.. “O governo não tem recursos para sair da situação atual com recursos públicos. Então precisa gerar credibilidade para fazer com recursos privados”, afirmou. Ele disse ainda que credibilidade é uma coisa que demora muito para ganhar e se perde muito rápido.

Segundo o IBGE, o desempenho da economia no segundo trimestre desse ano ficou praticamente estável, com variação negativa de 0,1% em relação ao trimestre anterior. Referindo-se a essa informação, Campos Neto afirmou que o desempenho veio “mais ou menos” em linha com a expectativa do BC, mas reconheceu que o ano deve ter um crescimento um pouco menor. “Está ainda dentro do que nós imaginávamos. O importante é criarmos ambiente favorável”, reforçou.

O presidente do BC afirmou que a redução da inflação é uma das condições para a retomada do crescimento. O índice medido pelo IPCA, e utilizado pelo BC, atingiu 8,99% em 12 meses, segundo dados de julho. “A pior coisa para o crescimento é a inflação descontrolada”, disse, em resposta aos deputados que manifestaram preocupação com os rumos da alta de preços. Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *