Quaest: Maioria em 8 estados acha que Brasil está indo na direção errada, e que Lula deveria fazer governo diferente
A maioria dos eleitores de 8 estados acredita que o Brasil está indo na direção errada, e que Lula (PT) deveria fazer um governo diferente nos próximos dois anos.
É o que mostra a pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (26). O levantamento, contratado pela Genial Investimentos, ouviu 6.630 pessoas com 16 anos ou mais nos seguintes estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Percepção sobre rumo do país piorou em todos os estados
- A percepção sobre o rumo do país piorou, na comparação com dezembro, nos 6 estados em a Quaest havia feito a mesma pergunta naquele mês (Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e São Paulo).
- A parcela dos eleitores que acham que Brasil está indo na direção errada subiu em todos esses, e a dos que acham que está indo na direção certa caiu em 5 (no Paraná, oscilou para baixo, no limite da margem de erro).
Para Felipe Nunes, diretor da Genial/Quaest, a percepção de que o país está no rumo errado contribui para a piora na avaliação do governo Lula nesses estados (o levantamento também mostrou que a desaprovação a Lula ultrapassou os 60% em SP, RJ e MG, e caiu mais de 15 pontos na Bahia e em Pernambuco.
“Além do fator econômico, que continua pesando negativamente na avaliação do governo, também pesa contra a percepção de que o país não caminha na direção certa. Essa é a percepção nos 8 estados pesquisados. Sem um rumo certo, o governo transmite insegurança para a população”, afirma Nunes.




Veja os números de cada estado:
- Pernambuco: 78% dizem que o governo deveria ser diferente; 21% igual
- Bahia: 79% dizem que o governo deveria ser diferente; 18% igual
- Rio de Janeiro: 81% dizem que o governo deveria ser diferente; 16% igual
- Minas Gerais: 83% dizem que o governo deveria ser diferente; 14% igual
- São Paulo: 85% dizem que o governo deveria ser diferente; 11% igual
- Paraná: 87% dizem que o governo deveria ser diferente; 10% igual
- Rio Grande do Sul: 88% dizem que o governo deveria ser diferente; 10% igual
- Goiás: 86% dizem que o governo deveria ser diferente; 9% igual