Recadastramento de crianças no SUS é necessário para que possam ser imunizadas contra a Covid-19
Crianças de 5 a 11 devem ser recadastradas no SUS para que possam ter acesso a imunização contra a Covid-19. Os responsáveis devem realizar o recadastramento o quanto antes através do site ou presencialmente em uma das 155 unidades básicas da rede municipal, de segunda a sexta, a partir das 8h.
A infectologista Adielma Nizarala, explica a importância de vacinar os pequenos. “Ao vacinar, elimina-se um reservatório de multiplicação desse vírus, pois atualmente somente crianças nesta faixa etária não constam no grupo elegível, sendo a única possibilidade de o vírus replicar e criar novas cepas que sejam mais resistentes à vacina”.
A médica também fala da segurança da vacina. “A vacina que será disponibilizada foi elaborada e testada especificamente para esta faixa etária, com pouquíssimos efeitos colaterais. Não há muita diferença do imunizante aplicado em adultos, exceto pela apresentação e pela dose menor, até porque a resposta imunológica das crianças nesta idade é grande e com pouco estímulo é possível obter um resultado mais eficiente.”
Termo de autorização – Além do recadastramento ou ingresso da criança no sistema SUS de Salvador, os pais ou responsáveis também devem preencher o Termo de Autorização para Vacinação, que deve ser levado ao ponto de vacinação no dia em que a criança for receber a dose. O documento está disponível para impressão no site Saúde Salvador .
Foto: Fernando Vivas/GOVBA