Rui Costa destaca a importância do dia 2 de julho
Neste sábado 2 de julho é comemorado o Dia da Independência da Bahia e muitos acreditam que é a real independência do Brasil.
Na Lapinha, bairro da Soledade, o governador do estado, Rui Costa, hasteou a bandeira nacional e também destacou a importância da data.
“Eu quero destacar, neste 2 de Julho, a importância extraordinária pelo fato de comemorarmos 199 anos da independência dos baianos, que têm uma tradição de luta por melhores condições de vida, por independência, por liberdade. E [o povo baiano] continuará lutando para superar a fome, superar o desemprego, superar as dificuldades que o Brasil está passando”, afirmou o governador.
Rui também afirmou que esta data tem relevância nacional. “E aqui é o momento de alegria, de comemoração, esta é uma data que representa, na minha opinião, a verdadeira independência do Brasil. O meu sonho, o meu desejo é que ela um dia seja reconhecida e comemorada nacionalmente. Uma coisa é a proclamação da Independência, no dia 7 de Setembro, e isso se materializou nos meses seguintes. Se não fosse a Bahia, se não fosse o 2 de Julho, essa Independência talvez tivesse demorado muito mais”.
Vale lembrar que três mulheres tiveram destaque na independência da Bahia: Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica. Mulheres que foram a luta para que a Bahia fosse independente.
Fotos: Joá Souza/GOVBA