CamaçariDestaque

Sesau celebra Dia de Conscientização do Autismo com evento no horto

Uma manhã repleta de atividades lúdicas e de contato com a natureza marcou a celebração, no município, ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo nesta quarta-feira (2). O evento, realizado no Horto de Camaçari Linaldo da Silva, foi direcionado a crianças e adolescentes, além dos familiares, atendidos pelos serviços especializados da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau).

A ação envolveu os atendidos nos centro de Atenção Psicossocial Infância e Adolescência (CAPSi), de Atenção à Saúde da Criança (CASC), e Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), além do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea).

A intenção foi promover a socialização, a interação e a comunicação, além de oferecer a possibilidade de explorar a natureza por meio de dinâmicas e brincadeiras ao ar livre. O evento também contou com uma oficina de pintura, cujas obras coloridas e criativas foram expostas no espaço.

Uma das participantes da atividade de pintura foi Jielciman Costa, 14 anos, atendida no CER II. A mãe da adolescente, Jaciclede Santos, acompanhou a filha e destacou a importância da ação. “Achei ótimo. É bom para as crianças e, também, para os pais poderem socializar. Gostei muito”, disse a moradora do distrito de Monte Gordo.

Quem também aprovou a iniciativa foi Conceição Maria Souza, mãe do pequeno Ismael Souza, 4 anos, atendido no CAPSi. “Foi muito bom porque as crianças interagem uma com a outra, aprendem mais, e nós também temos a possibilidade de aprender junto com elas. O atendimento que ele recebe no CAPSi tem potencializado o desenvolvimento, especialmente com a fala, e essa ação só reforça esse trabalho”, enfatizou a moradora da comunidade de Nova Abrantes.

A titular da Sesau, Rosângela Almeida, acompanhou de perto a atividade e destacou a importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. “É um momento de celebrarmos e chamar a atenção para o fato de que toda diferença é bem-vinda e que, em nossas singularidades, somos todos iguais. Não há lugar melhor para fazer isso do que no Horto de Camaçari, espaço verde e bonito, para transbordar todo o nosso carinho por essas famílias, reforçando o trabalho integrado das equipes de saúde, e ressaltando que a inclusão é um dever”, afirmou.

Bastante emocionada, a diretora do Departamento de Alta e Média Complexidade (Demac) da Sesau , Rucelly Finamori, também como mãe de uma criança com autismo, compartilhou o sentimento, ao ver as potencialidades das crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). “Estou muito feliz em ver que estamos incluindo cada vez mais. É isso que Camaçari precisa: incluir a todos e mostrar que lugar de um autista é onde ele quer estar”, expressou.  

O atendimento na Rede Pública Municipal de Saúde começa na Atenção Primária, ou seja, nas unidades de saúde, que, conforme a necessidade, encaminham os casos para os serviços especializados.

O Natea, com unidades na sede e na orla de Camaçari, é destinado ao atendimento de crianças e adolescentes, até 18 anos incompletos, que estão na fila de espera para o diagnóstico do TEA, por meio de avaliação com uma equipe multiprofissional.

Após o diagnóstico, o usuário pode ser encaminhado para acompanhamento no CER II e, caso haja repercussão na saúde mental, a criança é encaminhada ao CAPSi. Também há atendimento no Centro de Atenção à Saúde da Criança (Casc), que oferece consultas ambulatoriais e acompanhamento com especialistas pediátricos.

Celebrado em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e dá início à Campanha Abril Azul, com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e combater o preconceito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *