BrasilDestaque

TCU suspende julgamento de confiabilidade das urnas eletrônicas

Foto: Arquivo Correio

Mais um capítulo na novela das urnas eletrônicas. O ministro Jorge Oliveira, do Tribunal de Contas da União (TCU), suspendeu e pediu vista, sobre o julgamento de confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro. O pedido de vista do ministro não tem poder para anular a auditoria já feita na última terça-feira e a conclusão de que o voto eletrônico é seguro. 

O ministro, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a chefia no tribunal, paralisou a sessão após o relator do caso, ministro Bruno Dantas, apresentar uma auditoria que comprova a segurança das urnas eletrônicas em todas as etapas de votação. 

“Os ataques à democracia podem ser barulhentos, podem ser vistosos, mas são como a fumaça: pode até ser escura, mas se dissipa na atmosfera cristalina dos ares democráticos”, declarou o ministro. “Blindado é o nosso regime de liberdade, blindados são os valores democráticos e as nossas garantias”, declarou o ministro Bruno Dantas. 

Segundo o TCU, todas as etapas da votação eletrônica foram auditadas durante o processo e não foram encontradas falhas de segurança. “O Tribunal pode afirmar ao eleitor brasileiro que as urnas eletrônicas são auditáveis e confiáveis”, escreveu Dantas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *